terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Checklist peça fundamental para qualquer evento de sucesso !

Para que um evento seja um sucesso e tudo transcorra da melhor forma, devemos preparar e “respeitar”o checklist. Ele será seu Norte para que tudo saia perfeito.
Para começar, seu checklist deve conter:
  • Local, período de duração do evento, horários e prazos;
  • Ambientes;
  • Atividades a serem desenvolvidas;
  • Perfil do público participante;
  • Funcionários e suas respectivas funções;
  • Materiais a serem utilizados nos ambientes (montagem, decoração, etc.).
Cada item deve estar bem detalhado de acordo com o perfil do seu evento. Não deixe nada de fora do checklist, pois é ele quem vai garantir que todas as etapas da produção sejam cumpridas. Aliás, cabe a você lembrar de marcar o que já foi feito, para com o tempo entender o que ainda falta e, assim, poder se programar melhor.
Na sequência, você deve dividir seu checklist em áreas, que precisam conter:
Atividades Gerais:
  1. Dimensionamento do evento;
  2. Estudo para determinação da sede – já listando as opções de local e até mesmo os prós e contras de cada uma, para facilitar a decisão;
  3. Cronograma de atividades antes do evento, no dia do evento e após o evento;
  4. Listagem de participantes;
  5. Cronograma de divulgação – Como e onde irá comunicar o evento para atrair o público; preparo dos materiais de divulgação (folders, programa, material de apoio, anúncios, ambientação do evento, etc.);
  6. Produção de materiais de apoio como vídeo de abertura (institucional ou publicitário, dependendo do objetivo do evento), apresentação padronizada para a explanação dos assuntos, materiais gráficos, para imprensa e para participantes (kit do participante);
  7. Produção do roteiro para o mediador ou mestre de cerimônia do evento – o roteiro deve conter informações úteis para o participante, como apresentação dos currículos dos profissionais envolvidos, agradecimento a apoios e patrocinadores ou homenageados;
  8. Hotel, serviços de apoio (como transfer entre sede do evento e hotel) e turísticos (como fornecimento de mapas da região onde o evento acontecerá);
  9. Programação visual – sinalização do evento
Recursos Humanos:
  1. Coordenadores de área;
  2. Recepcionistas;
  3. Tradutores e intérpretes;
  4. Assessoria de Imprensa e fotógrafos;
  5. Operadores de som, luz e vídeo;
  6. Equipe médica;
  7. Seguranças, garçons/copeiras, serviços gerais;
  8. Médico/enfermeira;
  9. Office boys, manobristas ou serviço de transfer;
  10. Pessoal da manutenção;
  11. Mestre de cerimônias.
Recursos Materiais:
  1. Equipamento e materiais para projeção e sonorização;
  2. Credenciamento – impressoras, computadores para a secretaria;
  3. Lousa, flip chart;
  4. Mastros e bandeiras (alguns eventos o cerimonial exige o hasteamento da bandeiras e hino nacional);
  5. Stand, palanque, palco, passarela;
  6. Serviço de buffet – material de copa (louças, talheres, etc.);
  7. Uniformes para recepcionistas e equipe de apoio;
  8. Rádio de comunicação ou meio de integrar a coimunicação da equipe de apoio.
Cerimonial:
  1. Mesa para a recepção, sala vip;
  2. Lista de convidados, presença, confirmações;
  3. Distribuição adequada dos participantes, patrocinadores
  4. Distribuição de lugares especiais;
  5. Ordem do dia;
  6. Protocolo cerimonial (hasteamento de bandeiras, hino nacional, etc.).
Estrutura e  Local de Alimentação:
  1. Disposição das mesas;
  2. Decoração, sonorização e iluminação;
  3. Sinalização;
  4. Ventilação, ar condicionado;
  5. Tablado;
  6. Música ambiente.
Pós-evento:
  1. Ações de agradecimento junto a base dos participantes do evento, patrocinadores e apoiadores, colaboradores/equipe de apoio e envolvidos na organização e realização do evento
  2. Prestação de contas;
  3. Relatório final;
  4. Material de divulgação pós-evento – fotos e vídeos;
  5. Clipping de materiais divulgados na imprensa.

Vale lembrar que os checklists devem ser adaptados ao formato de evento que você produzirá. Ou seja, não necessariamente todos os itens apresentados aqui devem estar no seu checklist, isso varia de evento para evento. O importante é que ele seja seu companheiro dia e noite, seja seu guia no processo de organização do evento. Com certeza ao fim o fato de você ter tido um checklist como parceiro de planejamento fará a diferença.

Sandra Mora


domingo, 16 de junho de 2013

Casamentos nos 4 cantos do mundo !

Conheça tradições de casamentos nos quatro cantos do mundo!

Casar somente aos domingos, presentear a noiva com moedas de ouro, pular uma vassoura, e até puxar uma corda envolta no bolo! Os costumes e superstições variam de acordo com os povos, mas nada impede que você opte por algo divertido ao seu casamento!


Peru: A cerimônia que define qual será a próxima mulher a casar numa festa de matrimônio peruana é um pouco mais complexa do que o simples ato de jogar o buquê. Várias fitas são envoltas no bolo de casamento, e antes de cortá-lo, as amigas mais chegadas da noiva escolhem sua fita e puxam. Em uma delas virá uma aliança falsa, que reza a lenda, atrairá o casório para a moça sortuda! 


Itália: em tempos remotos, casamentos eram celebrados geralmente aos domingos de manhã. Segundo o folclore da região, os noivos jamais poderiam se casar ou partir para a lua de mel nas sexta-feiras e nas terças, pois isso traria má sorte para a união. Os sábados também deveriam ser evitados, pois as mulheres que se casavam nesse dia da semana ficariam viúvas mais rápido!


México: durante a cerimônia de casamento o noivo dá 13 moedas de ouro, chamadas "arras" à noiva, que simbolizam Cristo e seus apóstolos. Após consumada a união, o padre quebra um lazo (coroa de flores) em um oito ao redor do pescoço do casal, simbolizando amor eterno e unidade.


China: A data do casamento é definida por um astrólogo, levando em conta o nascimento dos cônjuges. Na manhã do grande dia, o futuro marido vai até a casa da noiva, acompanhado dos padrinhos. Na entrada estão as madrinhas, que esperam uma negociação (em dinheiro) para deixá-los entrar. Assim que ficam satisfeitas com a oferta, elas lhes dão carta branca para participar do chá que ocorre neste dia, que têm participação dos pais da noiva e é servido pela própria.


Marrocos: as cores amarelo e verde estão presentes no traje de casamento. A primeira afasta o mal, e a segunda traz boa sorte. Um casamento tradicional da região dura até sete dias, com festas separadas para o noivo e a noiva. O cardápio da festa geralmente tem pratos com peixe e frango, que simbolizam fertilidade.


Africa: como durante os séculos 18 e 19 o casamento entre escravos negros não era sancionado nos Estados Unidos, a união era oficializada simbolicamente através do ato de saltar uma vassoura. Essa prática ainda é realizada em casamentos africanos: ao final da cerimônia o noivo coloca a vassoura no chão e salta-a de mãos dadas com sua amada. Com isso, acreditam estar varrendo o velho, deixando tudo o que foi vivido para trás para começar uma nova história, agora como casal.


Suécia: o verão, que têm quase 20 horas de sol por dia, é considerado a melhor estação do ano para casar. A noiva sueca recebe três anéis de ouro de seu amado: um pelo noivado e outros dois no dia do casamento: um pela cerimônia, e outro pela futura gravidez.


Rússia: não basta um simples pedido de casamento para conquistar uma russa. O noivo vai até a casa de sua donzela e faz a proposta, mas os amigos e familiares da moça só o aceitam se ele provar seu amor com presentes, dinheiro, joias ou súplicas.


Casamentos judaicos: é costume o noivo esmagar um copo de vidro com os pés no final da cerimônia de casamento judaica, enquanto os convidados gritam “mazel tov!”, que significa “boa sorte”. Ela ocorre embaixo de uma chupá (toldo), que simboliza a casa que será dividida entre o casal.


Beijo Grande e Inspire-se !


Sandra Mora

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Casamento Celta






27 DE ABRIL DE 2013


PRISCILLA ♥ FRANCISCO

O casório da Priscilla e do Francisco foi cheio de detalhes e foram feitas duas cerimônias, uma na igreja católica e outra na Fazenda Mangalarga, ao ar livre, comandada pela mãe da noiva e cheia de simbolismos característicos da cultura celta. Toda a família participou da confecção dos vasinhos de flores e detalhes da decoração, e a noiva super criativa desenhou o monograma que fez parte de todo o casamento, desde o convite enviado aos padrinhos à caixa da aliança.
































































































































































Paty do Alferes, RJ
assistente: Thiago Neves
making of e cerimônia celta: Fazenda Mangalarga
cerimônia católica: Igreja Nossa Senhora da Conceição
beleza da noiva: Andréa Morena
cerimonial: Sandra Mora
vídeo: 3 mais 1 filmes
identidade visual: noiva
decoração: Sandra Mora ( Slc Eventos)
banda: Mundana
plaquinha "Enfim Casados": Fran Tasccino
plaquinhas "Mr. & Mrs.": About Love