terça-feira, 26 de junho de 2012

Músicas para casamento








Algumas pessoas me perguntam quais as músicas devem ser colocadas na igreja para as entradas. Acho que devem ser escolhidas dependendo do perfil do casal, nao adianta colocar musica clássica para um casal em que ele é surfista e ela uma noiva descolada .
Quem prefere o tradicional o clássico ainda é um dos mais procurados. Coloco aqui algumas sugestões, mas além da criatividade e personalidade de cada casal acho que a intuição e emoção prevalecem na escolha.


Vamos la!


Entrada do Noivo

Para  a entrada do noivo procurei escolher algo mais masculino e impactante, porém, não muito para não ofuscar a noiva. Complicado né (rs..), essas são minhas 5 preferidas:
1 -Air from Water Music - George Frideric Handel
2 - Jesus, Joy of Man's Desiring - Bach
3- Trumpet Voluntary - Jeremiah Clarke
4- Arioso - Bach
5 - Pachelbel's Canon -  Bach


É comum que as congregações religiosas proíbam qualquer música secular ou as de um compositor ou banda com uma reputação “ruim”. Alguns podem também proibir uma orquestra no altar. Então converse com o seu padre, pastor, etc, e pergunte se há restrições.



Para a entrada dos Padrinhos                            
1 - Air from Water Music - George Frederic Handel
2 - Rondeau - Jean Joseph Mouret
3 – Minuet – Boccherini
4 -Concerto nº 1 - Tchaikovsky
5 – Clark - Trumpet Voluntary

Saída dos Noivos
Para a saída dos noivos da igreja o melhor é escolher músicas mais alegres, para refletir a felicidade do casal após a cerimônia, estas são algumas das minhas preferidas:
1- Rondeau - Jean Joseph Mouret
2- Water Music - Handel
3- The Four Seasons Spring - Vivaldi
4- Symphony in D Minor - Beethoven
5- Minuet - Boccherini

Fique atenta, pois o sucesso de um casamento depende muito da sua escolha musical. 
Tenha em mente que a música tem que ser a certa para o momento certo. Se não, pode-se perder todo um encanto de um instante que não irá se repetir.


-Destacando momentos importantes:
A primeira dica é essencial para criar momentos mais emocionantes (principalmente no momento da "primeira dança"  e da entrada do casal no salão):
Peça ao seu  cerimonial ou alguém que anuncie alguns pontos importantes do evento no microfone, de maneira calma e com frases curtas de impacto, como por exemplo: “Vamos receber, com uma salva de palmas, os noivos” . E daí sim começar a música.
Ou se não tiver a disposição um microfone ou uma cerimonialista procure combinar com o DJ para dar um intervalo, muuuito pequeno, parar a música, cerca de 15 segundos, para criar uma expectativa. E daí começar a tocar a música apropriada ao momento.

-Criando temas:
Procure escolher músicas pensando no momento, combinando letra e música. Por exemplo: já que vocês são as estrelas da noite porque não utilizar o tema de abertura da novela "Celebridades"Ou então utilizar o tema do filme "Rock" para as convidadas que irão se estapear pelo bouquet. 

-Iniciando a cerimônia de maneira calma:
O primeiro foco na festa é a grande entrada dos noivos. Então até que todos estejam acomodados e que vocês cheguem ao salão devem se passar alguns minutos. Procure não utilizar músicas muito rápidas, rock, funck, etc.
O ideal são MPB e músicas mais calmas, para não estragar o momento da grande entrada.
-Qualidade do som
Certifique-se que o som da casa de festas tem qualidade e não apresenta interferências e ruídos indesejados. Imagina que chato, se em algum momento importante o microfone ou som falhar, ou ainda, aquele ruído terrível de microfonia acontecer.
Procure estar presente em pelo menos uma passagem de som da casa de festas para certificar-se de que isso não aconteça ou para apontar alguma possível falha. 
-Evite surpresas:
Quando se tratam das música utilizadas na cerimônia dentro de igrejas aí é outra polêmica, porque muitas igrejas e sinagogas têm certas regras que podem afetar sua escolha de canções, então tenha em mente que nem tudo é permitido. 
-A interminável “primeira dança”:
Cuidado com “primeiras danças” muito longas pode ser ruim para vocês e para os convidados.
Ao invés de se tornar um momento animado e romântico, pode ser chato e cansativo. Tente escolher músicas de duração de 3 min. no máximo.
Mas se “aquela” música que vocês amam tanto tem muito mais tempo que isso, 5, 6, 7 min., a saída é tentar fazer uma adaptação ou corte, o mais discreto e imperceptível possível, claro.
Outra solução é no meio da música chamar pais, padrinhos e convidados para dançar todos juntos. Assim fica menos cansativo e as atenções ficam mais dispersas. 
-Conversando com o DJ:
Seu DJ pode ser o melhor do mundo, mas só quem sabe as músicas preferidas do casal são vocês mesmos, então dê muitos palpites na escolha musical, porque com certeza só assim vocês vão ficar muito mais felizes no final da noite. 
-Volume para cada momento:
Cuidado com som alto excessivo na hora do jantar. E não se esqueça de conversar com o DJ sobre o volume das várias transições da festa: de música baixa para conversar durante o jantar a músicas com som alto para a festa. 
-Tocando punk rock durante o jantar:
Para o jantar dê preferência a músicas instrumentais ou baladas suaves. Na festa está tudo liberado pode tocar punk, rock, funk, axé, em fim, as que vocês mais gostam.
Uma banda ou DJ especialista vão saber quais músicas se encaixam em cada momento.
Você pode amar rock, funk, etc., mas deixe para tocar num momento mais adequado, na festa. 
-Bom gosto na hora de escolher o repertório:
Este é seu dia, e você não deve concentrar-se em agradar a todos com sua seleção musical, mas há uma linha gritante e você deve evitar cruza-la. Evite músicas com palavrões, conotações sexuais, etc.
Lembre-se será um ambiente familiar e ficará de muito mal gosto e falta de respeito com os convidados mais velhos, crianças e principalmente com seus pais, avós e sogros. 
-Muito do mesmo:
Você ama de paixão uma banda? Tudo bem, mas, por favor, não toque 3 horas só de músicas dela.
Seu casamento é a celebração de seu relacionamento, é também um momento feliz para partilhar com família e amigos. Então crie momentos e homenagens com as músicas: para seus pais um agradecimento com músicas do Roberto Carlos, aos convidados mais clássicos marchinhas de carnaval e músicas do ano 60,70 e 80, aos mais jovens músicas eletrônicas e todas as músicas que estão fazendo sucesso no momento que daí não falha com ninguém.
Procure ser bem eclético, mas claro, respeitando e incluindo seus gostos.

Top 15 clássicos internacionais que agitam qualquer festa:

1- Gloria Gaynor - Its raining man
2- YMCA- Village people
3- ABBA - Dancing Queen
4- Chic - Good Times
5- Earth Wind And Fire – September
6- The Jacksons Five - I Want You Back
7- I Love the Nightlife (Disco 'Round)- Alicia Bridges
8- You're the First, the Last, My Everything - Barry White
9- Stayin' Alive - Bee Gees
10- Disco Inferno - The Trammps
11- I Will Survive - Gloria Gaynor
12- You Make Me Feel (Mighty Real)- Sylvester
13- That's the Way (I Like It) - KC & The Sunshine Band
14- Don't stop till you get enough – Michael
15- Celebrate - Kool And The Gang

E para a hora do Buquê !

Para tornar esse momento mais engraçado e envolver todos os convidados que tal utilizar músicas sugestivas:
1-Tema do filme Rock - Bill Conti
2-Tema do filme missão impossível - Danny Elfman
3-Don’t Cha - The Pussycat Dolls
4-It's Rainning men
5- Material girl - Madonna
Com qualquer uma dessas músicas a hora de jogar o buquet vai ser super divertida!



Beijo grd
Sandra Mora










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter me visitado!
Sua opinião é muito importante.



Sandra Mora