domingo, 26 de agosto de 2012

Etiqueta no casamento




O convidado deve ter em mente que o casamento é um evento formal onde a  família e os amigos comemoram a união de duas pessoas, ao se falar de etiqueta, primeiramente, nada melhor do que o convidado utilizar o bom senso para respeitar os outros e o momento dos noivos.
 Porém existem algumas regrinhas de comportamento em casamentos e para ajudar o convidado a ter uma idéia do que pode ou não ser feito, listamos abaixo algumas dicas de etiqueta:


Vamos la:
-Os padrinhos devem utilizar ternos escuros e camisa branca, preferencialmente.
-Não utilize roupas nas cores branca, pérola e/ou marfim, pois é uma exclusividade da noiva.
-As madrinhas, as mães e a sogra devem evitar utilizar vestido preto.
-Roupas pretas para os demais convidados estão liberados.
- É de costume apenas o noivo e o pai do noivo utilizarem fraque ou meio-fraque.
-Para as mulheres, os chapéus só devem ser utilizados durante o dia.
-Os presentes devem ser entregues com antecedência na casa dos pais dos noivos ou diretamente aos noivos.
-Utilize sempre roupas formais, jamais qualquer peça informal. Peças muito curtas, camisetas, chinelos, bermudas, nem pensar!. É uma falta de respeito com seus anfitriões.
-Nunca peça ou pegue mais lembrancinhas e docinhos, é totalmente deselegante. Tenha em mente que estes item são contados por pessoa, então, se alguém pegar a mais é capaz de outro convidado ficar sem.
-Controle o consumo de álcool, seja consciente e educado.
-Se ocorrer algum problema ou precisar de alguma auxílio peça ajuda para a cerimonialista ou para os pais da noiva. Procure não levar nenhum tipo de problema diretamente aos noivos 

Não pode:
1-   Madrinha “centro das atenções”:
Ficar bonita é uma coisa, mas ir a um casamento na condição de madrinha com uma fenda enorme, pedrarias e vestidos de cores ofuscantes já é um pouquinho “no sense”, não acham?
O dia é da noiva! Portanto, quem deve brilhar é ela e não madrinhas super decotadas ou com uma cor chamativa. A não ser que tenha sido combinado com a noiva.
Dica: Para não ter erro e o visual do altar ficar mais “clean” e homogêneo, a noiva deve combinar com as madrinhas a cor ou o tom que deseja que elas devam ir vestidas. Não precisa ser o mesmo modelo, mas as cores devem “conversar” entre si, até mesmo para evitar esse constrangimento da convidada de honra “chamando muito mais atenção” do que a noiva.
2- Vestido branco em convidadas:
A menos que seja exigência dos noivos que todos se vistam de branco, não preciso nem dizer que seria uma gafe tremenda, aparecer em um casamento vestida com essa cor.
3- Meias sociais aparecendo:
Essa vai para os homens. Fiquem de olho no comprimento da bainha da calça!
4- Seguindo a mesma linha de raciocínio, lingerie aparecendo:
Não tem nada mais deselegante que um soutien aparecendo, ou uma calcinha marcando um vestido.
Dê preferência às roupas íntimas sem costura e cor da pele, caso não seja possível encontrar uma peça da cor da roupa.
Perguntas frequentes:
1-Posso usar chapéu num casamento?
Somente se for durante o dia e ao ar-livre.
2- Sou gordinha. Só tenho a opção do vestido preto?
A roupa preta é e sempre será tradicional e elegante, principalmente por dar a ilusão de que a pessoa parece mais magra e também por poder combinar com qualquer coisa.
Mas voce que está “gordinha”, não fique triste achando que só poderá usar preto em toda festa. Até mesmo algumas estampas ajudam a “emagrecer”, como as estampas na diagonal, que começam de fora pra dentro. Vestidos bem estruturados “afinam” a silhueta. O blazer acinturado e um pouco mais compridinho também é um forte aliado. Além de ficar elegante, atinge o resultado que espera.
Cores ideais: Azul -marinho, vinho, cinza- chumbo, violeta…
Acessórios e peças que ajudam a “reduzir” o manequim:
Blazer acinturado, meia-calça modeladora, body modelador, SALTO ALTO (SIM! AS PERNAS FICAM MAIS LONGAS E O CORPO MAIS PROPORCIONAL)
Estampas: Estampas na diagonal ajudam, mas evite estampas.
Corte: Opte pelos vestidos com decote em “V”, ou em “U”. Acinturados, mas que não marquem quadril, nem barriga. A atenção ficará voltada para o colo e rosto.
3- Não deu tempo de fazer as unhas. E agora?
Lave bem as mãos, empurre a cutícula com a espátula, lixe as unhas da forma que mais lhe agradar e aplique um esmalte transparente ou com glitter. Espere secar, tire o excesso com um palito ou cotonete embebecido no removedor de esmaltes. Lave novamente as mãos e passe um hidratante de sua preferência, principalmente em volta das unhas. Não tem erro! Se borrar é fácil de tirar, a cor não vai “brigar” com qualquer roupa que escolher e não vai estar com aparência de desleixo.
4- Que Acessórios usar? E o cabelo?
Depende muito da roupa que for utilizar. Se o vestido for frente única, não use colar, dê preferência ao brinco longo e o cabelo preso.
No caso de uma peça tomara-que-caia, as opções são mais amplas. Poderá usar colar, mas se usar, o brinco tem de ser rente a orelha, o cabelo pode ser solto, preso, semi-preso, liso, ondulado, cacheado. Desde que esteja no lugar, limpo e arrumado.
Se a peça escolhida for o blazer, o ideal é o cabelo preso, para despoluir um pouco o visual e os acessórios seguem o mesmo padrão de elegância.
Espero que tenham gostado do mini manual de etiqueta.
bj grd
Sandra Mora



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter me visitado!
Sua opinião é muito importante.



Sandra Mora