segunda-feira, 30 de abril de 2012

Buque de Noiva





Buquê é um arranjo de flores usado pela noiva para seguir uma tradição em casamentos Ele é preparado por flores de diversos tipos dependendo da intenção da noiva em seu casamento. Bouquet é uma palavra de origem francesa.
O costume de a noiva levar um buquê começou na Grécia Antiga. Naquela época eram constituídos por ramos de ervas e alho para atrair bons fluidos e afastar o mau-olhado.
 No período da Idade Média as noivas faziam o trajeto a pé para a igreja, no qual recebiam flores, ervas e temperos para lhe trazerem sorte e felicidade, formando assim, no final do trajeto, um buquê. Foi na Europa que os arranjos tornaram-se mais sofisticados, com flores exóticas. Ainda hoje em alguns vilarejos da Europa , mais precisamente na Toscana as noivas ainda fazem seu trajeto a pé até a igreja .
Na época Vitoriana, século XIX, era impróprio declarar abertamente seus sentimentos, criou-se então a “Linguagem das Flores” para demonstrar suas intenções sem falar uma palavra sequer. Os buquês passaram a ser escolhidos pelo significado das flores. Na antiga Polônia, acreditava-se que, colocando açúcar no buquê da noiva, seu temperamento se manteria "doce" ao longo do casamento.
Antigamente as noivas confeccionavam dois arranjos. Um era abençoado por um sacerdote e preservado numa redoma de vidro que era exposto na sala de casa ou no quarto. O outro era arremessado para as mulheres solteiras da festa, sendo dessa maneira a próxima a se casar, ritual que é realizado até hoje nas cerimônias do mundo todo.

Tipos de buquês
Os tipos de buquê mais utilizados pelas noivas são:
§  Redondo
Feitos com flores arranjadas em formato redondo é o mais indicado para as noivas com menor estatura. Combina com decotes arredondados e mangas curtas. Evitado o uso com vestidos com franzidos na cintura ou calda.
§  Cascata
Um modelo mais sofisticado, para casamentos à noite. Também conhecido como "cacho de uva" porque a parte de cima é mais cheia de flores e a caída é feita com arranjos imitando uma cascata. O tamanho fica em torno de 45 cm, e por isso não é recomendado pra noivas mais baixas e sim para as de maior estatura. Combinam com modelos de vestidos mais pomposos, vestidos fechados, mangas longas, decotes princesa, quadrado e em “ v ”.
§  Braçada
Muito estiloso e pode ser usado por mulheres altas e em uma versão de tamanho menor pelas damas de honra, enquanto a noiva pode optar pelo redondo ou cascata. Bastante usado nos casamentos mais informais, deve ser carregado nos braços. Também fica ótimo com um modelo justo, com longas luvas e sem mangas. Também combina com um vestido matinal.
Atualmente as noivas estão optando por um arranjo de apenas uma flor, próprio em casamentos no campo ou na praia, tornando, portanto um visual mais "clean" na cerimônia.
Deve ser usado com vestidos mais simples, sem alças e de tecidos leves. A flor única deve possuir o cabo longo e como opção com um laço dando um ar de sofisticação.
Em casamentos realizados pela manhã ou à tarde, eles devem ser pequenos ou médios, de preferência feitos com flores do campo. À noite já pode ser maior, mais chamativo e feito com flores nobres.
Cada buquê é confeccionado de acordo com o estilo e personalidade da noiva como:
§  Romântico: Buquês estilo redondo ou braçada, nas cores vermelha, rosa, Pink. Podem-se sugerir os tons sobre tons e acabamentos com laços e fitas.
§  Exóticos: Flores exóticas com mistura de cores, padrões e texturas.
§  Delicado: Formato redondo, cores suaves, tamanho proporcional. Acabamento sutil com pequenas flores e cetim.
§  Clássico: Buquês formais, redondos ou em cascata. As rosas, tulipas e orquídeas são as mais indicadas.
§  Moderno: Flores e combinações mais inusitadas. Cores mais fortes e contrastantes. Formato redondo “desestruturado” com folhagens e elementos diversos.



Flores e seus significados
Assim como os formatos a escolha da flor é muito importante, para o que ela pretende passar para os convidados, no qual representa muito da personalidade da noiva. Como por exemplo:
§  Cactos: perseverança
§  Copo de leite: reconciliação
§  Tulipa: declaração de amor
§  Coroa imperial: majestade poder
§  Margarida: inocência, virgindade.
§  Camélia: beleza perfeita
§  Cravo amarelo: desprezo
§  Lírio: pureza
§  Miosótis: fidelidade
§  Flores do campo: juventude
§  Celósia: fertilidade
§  Cravos variados: rejeição
§  Crisântemo: paixão
§  Rosas: amor em suas várias formas
§  Dália: crescimento
§  Hortência: frieza, indiferença.
§  Deda leira: falsidade
§  Gerânio escuro: tristeza
§  Dente-de-leão: oráculo
§  Gérbera: vida, energia.

  • Nunca se usa a mesma flor do buque na decoração do casamento.
    Depois de decidir qual o modelo do buque e de se escolher as flores, é necessário pensar no lado prático e no conforto.

  • A maioria dos floristas aconselha cobrir o caule com um tecido agradável ao toque e fácil de segurar. Pode ser o mesmo tecido do vestido, cetim ou gorgorão.

Verifique a antecedência com que o buque é entregue. De preferência duas horas antes da cerimônia. Assim, as flores mantêm-se frescas.
 
Se o buque for entregue na véspera, não se esqueça de colocar em água e, quando o tirar, limpar o caule. ( só em casos especiais )

É aconselhável que a noiva receba o buque, pois saberá exatamente se corresponde ao que foi encomendado. Desta forma, evita que as flores entregues sejam diferentes das flores escolhidas.

Quando segurar o buque, encoste o antebraço na lateral da cintura. Dessa forma, não haverá como se enganar relativamente à altura em que deve pegar nas flores.

Na igreja, enquanto estiver em frente ao altar, poderá pousa-lo ou pedir à sua Mãe ou madrinha que o segure.

Se quiser ter um toque de sofisticação, inclua no buque a flor que servirá para adornar a lapela do seu noivo. Quando chegar ao altar, coloque a flor no fraque do seu noivo!
 (Charmozérrimo!)









Beijo Grd.

Sandra Mora

Chuva de Arroz




O arroz que se lança aos noivos é um dos ritos mais antigos e é símbolo de fartura, vida, fertilidade e abundância.
Por isso, os convidados atiram mãos cheias de arroz aos recém-casados, para desejar que tenham vida próspera e muitos filhos.
A tradição de jogar arroz sobre os noivos no final da cerimônia de casamento vem de um ritual chinês. Há mais de 2.000 anos antes de Cristo, os chineses já consideravam o grão como símbolo de fartura, frutificação e prosperidade.

Acreditava-se que comer arroz e outros grãos garantia saúde, riqueza e felicidade. 
Lançar arroz nos noivos, exprimia o desejo de fertilidade para o casal.
No casamento de sua filha, um Podersoso Mandarim quis dar prova de fartura e ordenou que a  cerimônia fosse realizada sob uma "chuva" do cereal.
Lenda ou realidade, o fato é que o costume não foi extinto, e continua firme e forte em nossa cultura, e a maioria das noivas faz questão da chuva de arroz.

Nos dias de hoje, a tradição às vezes é substituta por outros materiais. Alguns casais, por exemplo, substituem o arroz por pétalas de rosas, como uma promessa de vida sentimental doce e romântica, além de não machucar, nem entrar em todos os lugares, como decotes e penteados. As pétalas ainda dão um acabamento muito bonito para as fotografias de casamento.


Cortejo de Casamento


http://www.slceventos.com.br






Existem algumas regrinhas que devem ser seguidas na entrada da igreja, no altar, na saída dos noivos e na recepção. Vamos aprender? 

Entrada da Igreja
 
Durante muito tempo, quem primeiro chegava a Igreja era o noivo e sua família, para recepcionar seus convidados. Este costume já está superado, afinal de contas o noivo também merece algum mistério. O que geralmente acontece nos dias atuais é algo muito mais cerimonioso e podemos dizer elegante, onde os convidados são recepcionados pelos pais, tanto do noivo quanto da noiva, como também por profissionais designados como cerimonial. O noivo chegará quase no horário da cerimonia, para dar um certo luxo e também o mistério que antes era reservado só para a noiva. Como consequência, somente os padrinhos irão vê-lo antes da cerimonia.
 

Atraso da Noiva
 
O que também não acontece mais é o atraso excessivo da noiva. Esse atraso que há tempo atrás era o máximo, hoje em dia estão totalmente fora de moda. Além de constrangedor, existem algumas Igrejas que cobram taxas adicionais pelo atraso da noiva. O máximo permitido pela etiqueta e protocolo é de 15 minutos, mais do que isso seria abusar de seus convidados como também do casamento que vem a seguir.
 

Chegada da Noiva
 
Outro hábito que adotou-se, é de somente iniciar o cortejo quando a noiva chegar, pois isso faz com que os padrinhos, pais e o noivo, não fiquem no altar um grande tempo, diante de olhares diversos. Não existe nada mais constrangedor para o noivo. Por isso adotou-se esta mudança, trazendo conforto e requinte a cerimonia.
 

Chegou a noiva, o carro estaciona com distância, e alguém, o motorista ou o pai, vai até sua esposa ou cerimonial e avisa que está tudo bem, que a cerimonia pode começar.
 

Cortejo dos noivos
 
Forma-se o cortejo de entrada da seguinte forma:
  • Padrinhos:
1º casal padrinhos da noiva, 2º casal padrinhos do noivo e assim sucessivamente. 

Entram primeiro os padrinhos porque eles são as testemunhas do casamento, logo eles devem assistir toda a cerimonia.
 

As mulheres entram pelo lado esquerdo dos homens, para diferenciar da noiva, como também deverão estar só de mãos dadas com eles. Evita-se que os homens dêem o braço para as mulheres, pois com este gesto as roupas das mulheres estarão semi - tampadas pelos ombros masculinos, além de deixar a postura torta.
 

A ordem de distribuição de entrada dos padrinhos na Igreja deve ser por grau de importância, da seguinte forma: o primeiro casal da noiva deve ser formado pelos seus avós, seguidos de irmão, tios, primos e amigos, Como também os casais do noivo. Isto não quer dizer que os noivos devem convidar estas pessoas e sim, distribuir os seus padrinhos diante desta hierarquia exposta.
Usa-se muito colocar os padrinhos no primeiro banco da igreja, para evitar que o altar fique congestionado. Ficando acima no altar somente os noivos, pais, damas e pajens.
  • Mãe da Noiva e Pai do Noivo:
De mãos dadas, posicionam-se no lado esquerdo do altar.
  • Noivo e Mãe do noivo:
Também de mãos dadas, posicionam-se ao lado direito do altar.
  • Damas e Pajens:
Eles entram antes, evitando assim que a dama, geralmente uma menina tão nova entre na Igreja ao som da marcha nupcial. Também deve levar em consideração que a dama logo na frente da noiva iria tirar todo o glamour da entrada triunfal da noiva em seu vestido. Não devemos esquecer que a noiva gastou um bom dinheiro em seu vestido e de repente se a noiva entrar precedida da dama, em suas filmagens e fotos, iria ficar aparecendo apenas a parte superior de seu vestido. 



Se tiver pajem, é ele quem levará as alianças. A posição no altar do pajem e da dama, é a seguinte:
 

* a Dama do lado esquerdo do altar e o Pajem do lado direito ? justificativa: a dama se tiver idade suficiente pode segurar o buquê da noiva quando esta chegar no altar e o pajem fica do lado direito, ou seja, onde está o noivo, pois está servindo a ele em carregar as alianças.
  • Noiva e pai:
A noiva é a única mulher a entrar na Igreja pelo lado direito. Preferencialmente entrar de mão dadas, nunca de braço dados, uma vez que pode sumir parte de seu vestido diante do ombro de seu pai ou acompanhante. 

Curiosidade: A noiva entra à direita e também sai pela direita porque biblicamente estar à direita quer dizer estar submisso à esta pessoa.
 

Cortejo religioso de saída
 
Saem os Noivos, damas e pajens, pais da noiva, pais do noivo, padrinhos.
 


Na entrada do salão
 
Entrada especial somente para pais e noivos. Os padrinhos, dama e pajens não devem ter entradas especiais. Os pais tem uma música para eles e os noivos outra música especial. Normalmente a música escolhida pelos noivos deve ser uma recordação de seu tempo de namoro, como também pode ser um presente da noiva ao noivo ou um tema especial que ela tenha escolhido como forma de lembrança à ele.
Os pais se posicionam em frente à mesa dos noivos que é a mesma mesa dos seus pais. Os noivos posicionam-se atrás do bolo, onde irão cortá-lo, abrindo assim a festa. Nessa hora, brindam agradecendo e compartilhando com todos este casamento. Inicia-se então a recepção. 

A Valsa
 
Antigamente os noivos jantavam, e  enquanto era servido o bolo, dançavam a valsa,hoje em dia a valsa ou primeira dança pode ser feita logo no início da festa, assim que chegam da igreja, pois na verdade são os noivos que abrem a pista de dança e se esperarem muito tempo a festa acaba ficando “morna” .
A sequencia é :Primeiro os noivos sozinhos, depois com os pais, depois pais e padrinhos. A noiva dança primeiro com seu esposo. Depois que os padrinhos dançam, os noivos podem alternar os pares com seus pais, sendo primeiro com os pais da noiva e depois com os pais do noivo. 




Justificativa:
 

1º- A noiva não dança com seu pai primeiro, porque ele já não é mais responsável por ela, pois entregou este cuidados ao noivo no altar, diante de todos e com a benção de Deus. A valsa é um ritual no qual os donos da festa convidam a todos para iniciar o baile, logo, deve ser entre os noivos a primeira valsa pois eles são os donos da festa. Analisemos que como já houve o casamento civil e também o religioso, quem passa a ser a figura masculina responsável da noiva é o noivo.
 

2º- Os noivos convidam ( através dos músicos ) os pais, como forma hierárquica de agradecimento à benção desta união, que comemoram com o baile.
 

3º - Na mesma valsa dos pais, à partir da metade da música, os noivos convidam ( através dos músicos ) os padrinhos, como forma de agradecimento, pois eles serviram como testemunha desta união.
 

Sempre o convite para a valsa aos pais e padrinhos deve ser feito pelo músico no microfone: Ex:

... e agora os noivos convidam os pais para a valsa...
 

... e agora os noivos também convidam os padrinhos para a valsa...
 

ao encerrar esta valsa
 

... e agora os noivos convidam a todos para a valsa ...
 

Cumprimentos
 
Depois da valsa os noivos iniciam os cumprimentos. Isto porque conforme o número de convidados ficaria inviável os noivos cumprimentarem primeiro e dançarem a valsa depois, pois em media se gasta 1 minuto por cada cumprimento, logo, com 200 convidados seriam no mínimo 2 horas de tempo gasto e os convidados teriam que ficar esperando para dançar. Então, convencionou-se a valsa primeiro, deixando a noiva à vontade para fazer seus cumprimentos e demorar o quanto queira com cada pessoa.
 

O Buquê
 
O entrega do buquê representa a despedida da noiva. Ela deve jogá-lo pouco antes de ir embora, ou pode também dá-lo de presente a uma amiga solteira
 em especial. 

Lembrancinhas
 
As
 lembranças devem ficar em uma mesa decorada e especial na saída, juntamente com a mesa de café, como também pode ser distribuído pelo serviço de cerimonial, juntamente com o bolo. Há quem deixe as lembranças na mesa, juntamente com os pratos, individualmente.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Casar de Novo





E porque não?

A experiência do casamento se já vivida uma vez (ou 2, 3...) não pode ser descartada se um novo amor já foi encontrado, se uma nova chama já foi acesa.

Existem pessoas que insistem em dizer: Meu casamento não deu certo! Não quero casar de novo...
Quem pensa dessa forma, não consegue dar chance para uma nova vida, uma nova oportunidade.

O (s) casamento (s) anterior (es) deu certo sim! Porque durou o que tinha que durar, te fez feliz o tempo que tinha que te fazer e como TUDO na vida um dia acaba, você pode ter terminado um casamento passado e ser feliz de novo.
Nada na vida é eterno, todos temos a certeza de nascer, crescer e morrer, isso é um fato e na vida amorosa esse ciclo também funciona dessa forma. A relação nasceu, perdurou e por algum motivo morreu, isso não significa que tenhamos que ficar de luto para o resto da nossa existência.

Vale a pena casar novamente SIM! Com toda pompa, luxo, glamour e felicidade que o primeiro casamento te fez elaborar durante meses os preparativos para o tão sonhado dia, só que agora com uma pequena diferença, as experiências passadas serão aproveitadas, moldadas e delineadas para uma nova relação.
Quantas pessoas que já tiveram experiência de um casamento anterior sentem vontade de ter uma festa de arrasar e não o fazem por puro bloqueio ou preconceito?

Nada disso, La atrás é passado, vivemos o aqui e agora se temos alguém que amamos, que queremos que esteja ao nosso lado pelo período que Deus queira, devemos vivenciar tudo de novo e com muita alegria em termos a oportunidade de uma nova chance.

Acho lindos os casamentos em que filhos de outra (s) união (oes) estão presentes.

Imagina o teu filho mais velho te levando p/ altar! Ou então sua filha levando as alianças, compartilhando esse momento de extrema felicidade junto com você!

Ë lógico que as emoções são diferentes, em um primeiro casamento as emoções estão à flor da pele, nunca foi dividido um teto com alguém, a incerteza do futuro da uma sensação e um frio na barriga inexplicável. Em segundas núpcias, as emoções não são diferentes, talvez a intensidade sim, mas a emoção, essa vai estar sempre presente.

Por isso, se a vida te deu a oportunidade de um dia ter se casado e por um período ter dado certo e você se vê novamente numa situação parecida, com uma nova oportunidade que a vida lhe da, siga em frente, agradeça, case novamente com toda felicidade estampada no rosto, com um lindo vestido de noiva, uma festa inesquecível e guardadinho na manga os segredos para manter a felicidade conjugal, pois já que teve a experiência anterior, dela tirou o melhor, o que teve de positivo certamente vai ser usado para completar a felicidade nessa segunda oportunidade!

Faça uma linda festa, convide os amigos, coloque noivinhos no topo do bolo, faça Bem casados, distribua lembranças e principalmente distribua sementes para todos e para aqueles que ainda não tiveram a coragem de começar de novo...



Sejamos Todos Felizes!
Bj grande

Sandra Mora

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Decoração de Festas







Às vezes olhamos fotos em sites, compramos revistas diversas de decoração de festas para que a nossa seja “igual aquela...”.

Nada disso, cada festa é única, você pode ter ideias e noções das tendências para o seu evento, mas sua personalidade deve estar estampada nesse momento que foi tão cuidadosamente planejado.

Eu já vi lugares em que as decorações eram pasteurizadas, ou seja, tinham em todos os eventos quase que semanais as mesmas decorações, as mesmas disposições de moveis, etc.

Tanto em casamento, quanto em 15 anos a personalidade dos noivos ou da debutante deve ser priorizada e exaltada.

Em alguns casos, usamos a cenografia para a decoração dos ambientes, a cenografia nem sempre é uma decoração. As intervenções cenográficas muitas vezes são utilizadas para criar espaços e ambientes que terão a decoração implantada depois. O mais comum por exemplo, é termos um espaço muito grande e para reduzi-lo, lançamos Mao da cenografia, baseada no conceito da festa.neste caso ela passa despercebida, para que, em seguida, o ambiente seja decorado.



Normalmente a festa de 15 anos tem dois mundos que precisam ser igualmente atendidos: o dos pais e o dos jovens. O grande desafio é traduzir a personalidade da debutante, criando um espaço adulto com conceito mais jovem e não com jeito de casamento, que neste caso tem a ambientação definida pelos noivos, utilizando-se mais flores e toques clássicos.




Tudo o que envolve o projeto de decoração de uma festa, seja de 15 anos, casamento, bodas ou corporativa, tem suas necessidades cenográficas levantadas a partir do espaço e do perfil da festa. Não existe padrão.
E quando surgem os conflitos?

Tenho experiência de mães que respeitam e concordam planamente com as filhas e outras que exigem que a festa seja do jeito delas. Quando há divergência, eu tento entender o lado de cada uma e criar ambientes diferenciados que atendam aos dois desejos.



Festas Temáticas.

Nada impede que um casamento tenha um tema, mas é importante acertar a Mao, caso contrario a festa muda o foco e se dentro de um casamento houver muitas informações visuais, a noiva que seria o foco principal, passa a ser coadjuvante em seu próprio momento.

Em 15 anos, os temas mais pedidos são balada, New York, Hollywood, onde uma ambientação com uma proposta mais moderna é o destaque, desde os móveis, elementos aéreos e uma pista de dança muito bem elaborada. Saiu totalmente de moda aquele estilo de festa-casamento, com muitas flores e materiais clássicos para os 15 anos.

Festa é para curtirrrrrrrrrr e muito! Não adianta estar tudo maravilhoso e a menina parecer uma boneca de luxo e não aproveitar sua própria festa, casamento é a mesma coisa, os noivos precisam curtir, afinal é vida nova!




Bj grande

Sandra Mora



terça-feira, 24 de abril de 2012

Melhor hora para casar !


http://www.slceventos.com.br




Olá queridos noivos! 

Sabe qual a melhor hora para casar?

É quando nao conseguimos mais ficar longe do nosso amor, qdo as escovas de dentes ja estão na casa do outro há seculos e quando a vontade de ficar junto fala mais alto !
Depois de percebermos que o casamento então é inevitável , vamos pensar no melhor horário para celebrar esta data tãoooooooooo especial !



Apesar de muitas pessoas não darem a devida importância a este ítem, o horário do casamento é algo extremamente importante, pois é ele que definirá:

- Local;
- Trajes;
- Tipo de recepção;
- Decoração;
- Cardápio;
- Música;
- e todo restante do cerimonial.

Antes de aprendermos como definir o horário do casamento, vamos conhecer um pouco sobre eles:

- Casamento no período matutino (de manhã) :Casar de manhã é muito romântico, pede locais aonde o sol participará da cerimônia como chácaras, clubes e buffets ao ar livre. Os trajes devem ser simples e a decoração também (flores do campo e flores de laranjeira são muito tradicionais). Nada de brilho, tudo muito natural.

- Casamento no período vespertino (a tarde):Segue o mesmo padrão do matutino, mas com uma tenda.
OBS: É muito importante conferir a previsão do tempo para casamentos diurnos.



- Casamento no período noturno (a noite): Para casamentos após as 18h o luxo e o brilho devem participar, flores nobres na decoração, luzes, tudo o que tem direito. Locais fechados são mais interessantes uma vez que à noite sempre esfria um pouco. Velas tornam tudo mais romântico e íntimo. Os noivos podem abusar de djs, luzes, chuva de papel prateado e tudo o que se tem direito.








Casamento em Praia ou Campo
Os casamentos realizados a céu aberto são ótimas opções para as noivas  que querem fugir do tradicional  e podem ser organizados sem maiores problemas. O motivo é simples, uma celebração assim deixa a cerimônia mais descontraída e mais parecido com o estilo dos noivos.
Normalmente são realizados pela manhã (entre dez e onze horas), a tarde (entre quatro da tarde até o pôr-do-sol), e, não raro, os que preferem à noite. Apesar de ser mais comum o casamento durante a manhã, isso não significa que ele tenha de ser totalmente informal. Se seu sonho é dar uma festa  mais glamourosa, nada a impede.





Ao marcar a data e o horário da cerimônia, fique atenta para o horário de verão, o pôr-do-sol, para meses mais chuvosos ou com muito vento, como também se a estrutura do local se adequa a receber um casamento.             ( Esteja sempre prevenida! )







Trajes para casamento:

Noivas
• Casamento no período da manhã até meio dia

O horário de um casamento pode influenciar em tudo que o cerca, seja no cardápio, nas roupas dos convidados, no vestido da noiva, na decoração da Igreja, da festa, o local da cerimônia.
Abaixo segue algumas informações sobre alguns horários:

Uma cerimônia pela manhã até meio dia é sempre importante lembrar que nesse horário em dia de semana alguns dos convidados podem estar ocupados, em horário de trabalho, portanto é aconselhável que um casamento nesse horário ocorra de final de semana. É recomendado que seja em algum lugar ao ar livre como sítios ou chácaras, por isso é importante pesquisar a previsão do tempo para que não haja imprevistos.
Prefira vestido ou tailleur branco, pastel ou floral miúdo em tecidos leves ou um vestido na altura da canela (clássico) ou no tornozelo (longuete), em tons claros e sem brilho. Modelos mais recomendados: estilo chanel ou longuete Brilhos estão proibidos. Os bordados podem ser em linha e pedras foscas como as pérolas. Podem ser tecidos leves, esvoaçantes e sem brilho como cambraia de linho, laise, organdi, organza, crepe, musselina, seda, pique ou renda.

O véu deve ser curto, mantilha de renda, chapéu de aba curta em organza ou palha branca, grinalda ou arranjo de flores na cabeça, naturais ou em tecido
O buquê deve ser pequeno de flores naturais e fitas de cetim. Evite cascatas de flores ou as mesmas usadas na decoração. As luvas devem ser curtas, no estilo da roupa e os sapatos de pelica forrados ou sandálias de salto alto

Acessórios: jóias de ouro ou pérolas
Se for ao ar livre pode-se usar chapéus mas somente em cerimônias muito requintadas, caso contrário, evitá-lo.

• Casamento no período da noite até as 18h 
Uma cerimônia no período da tarde até as 18h deve tomar as mesmas precauções do casamento pela manhã, esse horário também sugere como sendo um casamento mais informal e pode se realizado em ar livre, portanto também não esqueça de olhar a previsão do tempo, em horário de verão deve-se tomar cuidado com o sol muito forte do período da tarde. 
A noiva pode usar um vestido branco, marfim ou estampado longo ou semilongo (mimolet) com saia armada ou justa. Toques de brilho ou tecido brilhante como o tafetá, cetim, seda pura, organza, crepe, organdi, organza, musselinas, algodão estampado ou veludo (inverno) e bordados sem exagero tendo o comprimento longo ou semilongo, com cauda de no máximo 1,5 m da cintura até a ponta com o véu sendo curto ou longo, arranjo em composição de flores brancas, diadema de pérolas, casquete, mantilha ou chapéu de aba larga (até as 18 h)

O buquê redondo ou em braçada, de flores naturais brancas combinando ou não com a grinalda. As luvas devem ser curtas ou semi longas e os sapatos de pelica ou forrados no tecido. Acessórios jóias de família ou discreta

• Casamento no período da noite 
Já a cerimônia feita a noite Vestido longo branco ou marfim, modelo justo ou com saias armadas, em tecidos como o tafetá, veludo, crepe, renda, seda adamascada, cetim, tule, gazar, organzas e outros tecidos preciosos. Bordados em pedrarias, brilhos, caudas longas de até três metros e toda a ostentação permitida ao horário, pode ter o comprimento longo com cauda de até três metros

O véu longo, mantilha, grinaldas trabalhadas, diademas, coroas e tiaras bordadas em pérolas, pedras preciosas, fios metalizados ou enfeite de flores artificiais na cabeça e o buquê em braçadas e cascatas, em flores nobres como orquídeas, vistoso de acordo com o estilo do vestido.

As luvas podem ser longas com vestidos sem mangas. Curtas com os de manga três quartos ou curtas. Mangas longas dispensam luvas

Sapatos forrados ou bordados feitos no mesmo tecido ou pelica branca e acessórios como jóias de família ou bem discreta.




Mães e Madrinhas 
Casamentos pela manhã
 - por ser mais informal, pode-se usar um tailler, ou um vestido na altura da canela (clássico) ou no tornozelo (longuete), em tons claros e sem brilho. Modelos mais recomendados: estilo chanel ou longuete, mas caso as madrinhas queriam usar um vestido longo, escolher tecidos leves tais como o crepe. De cores claras ou tons pastel como goiaba, amarelo, salmon, azul, lilás, verde, etc são boas pedidas. 

Miçanga e cetim são permitidas um vez que bem mescladas com tecidos leves como o crepe. Evite tecidos brilhantes e prefira acessórios discretos.
Se for ao ar livre pode-se usar chapéus mas somente em cerimônias muito requintadas, caso contrário, evitá-lo. E cuidado para evitar erros na escolha (um com aba curta outro longa), o ideal é que todas façam no mesmo local, o tom do chapéu deve ser o mesmo do vestido.

Casamentos à tarde - pode ser o mesmo estilo usado pela manhã, sendo que os tons podem variar dos claros aos um pouco mais fortes e o comprimento mais longo, também já é aceitável um pouco de brilho e bordados suaves de cores mais quentes e também escuras tais como vinho, verde musgo, azul, roxo, porém, sem exageros de brilhos e formas. 


Casamento à noite - os vestidos podem ser longos, com brilho discreto (a noiva é quem deve aparecer), os tons devem ser mais fortes, também podem optar por tecidos mais nobres.
 Já à noite, é permitido o uso de vestidos mais sofisticados em tecidos variados com pedrarias e acessórios em strass de cores fortes tais como vinho, verde musgo, marinho, roxo, que podem ser combinadas com o prata ou dourado.

 E procure evitar o preto para as madrinhas, ele somente deverá ser usado se trabalhado com vidrilhos, miçangas ou detalhes que destaquem o vestido, afinal é um casamento!

Pais e Padrinhos 

Podem usar o mesmo traje do noivo ou seguir o mesmo estilo. 
O importante é estarem em harmonia

Casamento pela manhã e à tarde - em casamentos informais pela manhã ou à tarde os pais e padrinhos podem usar um terno ou meio fraque, para dar um toque especial a gravata dos pais podem ser em tom diferente dos padrinhos.

Casamento à noite - à noite exige maior sofisticação, e o traje mais comum é o fraque para os pais e padrinhos, porém o meio fraque também pode ser usado, aqui mais uma vez o importante é a harmonia.

Damas
Algumas noivas vestem as damas com o mesmo modelo ou o mesmo estilo de seu vestido, outras vestem de acordo com a decoração do ambiente, em casamentos ao ar livre por exemplo, um vestido com estampa floral bem discreta fica lindo. Seja qual for a sua escolha, lembre-se que se for ter mais de uma dama, o ideal é que estejam vestidas iguais, ou pelo menos que com o mesmo estilo.
Se for alugar ou mandar fazer o vestido da daminha peça para a costureira deixar um pouco mais de barra, principalmente se estiver fazendo com antecedência, pois as crianças crescem muito rápido.

Pajens
Geralmente o pajem usa um dinner no mesmo tom da roupa do noivo, ou se você preferir ele pode usar o mesmo traje do noivo, ou ainda pode estar combinando com os pais e padrinhos. Lembre-se de deixar barra para aumentar caso seja necessário. 

Dicas para as convidadas
Aposte em sapatos que agüentam horas e horas em pé; jóias, sem excesso; bolsas pequenas; vestidos, e vestidos + paletó; estolas e xales na cor do vestido, tecidos como tafetá, cetim, renda, shantung e georgette. 

Convidadas e madrinhas evitem: roupas pretas, champagne ou brancas; calças compridas; roupas muito curtas; alcinhas fendas e decotes pronunciados sem paletós ou xales por cima; saia + blusa ou chemisier esportivo; vestido com cauda.

O que servir:

Os noivos  podem oferecer, pela manhã e em cerimônias mais formais, uma refeição completa com salgados frios, quentes, entradas frias, pratos quentes, sobremesas e o bolo. Para beber: drinques, uísques e champanhe. Já em cerimônias menos formais não há muitas regras. Pode ser servido um almoço com serviço à americana  – mais descontraído que à francesa –, ou apenas canapés, champanhe e bolo. Em cerimônias nesse estilo recomenda-se que as festas sejam ao ar livre. Sugere-se ainda servir um brunch (uma mistura de café da manhã e almoço), que compreende sucos, chá, café, chocolate, salada de frutas, pães, bolos, sanduiches, torta salgada e sobremesa.

Um casamento no início da tarde, entre 13 e 16 horas, pede um brunch ou um coquetel para a festa, no estilo mais informal, ou um almoço para o mais formal. Churrasco também pode ser uma opção, desde que a cerimônia seja no campo.

Cerimônias no meio da tarde, às 16 horas, são ideais para comemorações mais simples, e você pode servir um buffet simples com champanhe, bolo e doces ou um coquetel. E essa opção não significa, de jeito nenhum, uma opção para quem está sem dinheiro. É um estilo de festa como qualquer outra e os produtos servidos podem ser de primeiríssima qualidade.

No fim da tarde, as celebrações são parecidas com as da noite, mas  se você não quiser que a festa se prolongue até altas horas da madrugada. Pode escolher entre servir canapés, champanhe e bolo, um coquetel mais elaborado ou até mesmo um jantar por volta das 20 horas.

Já para a noite, pode ser feito um cardápio mais elaborado,com canapés , mini porções, caldinhos , etc.
Não necessariamente um jantar para pessoas sentadas, mas mini refeições, como se fosse um menu degustação, assim a variedade pode aumentar, seus convidados escolher o que desejam e vocês sendo elogiados pelo prazo mínimo de 1 ano, pela criatividade e fartura.



Beijo Grande

Sandra Mora