quinta-feira, 19 de abril de 2012

A festa de 15 anos



 Quem sabe eu ainda

Sou uma garotinha

Esperando o ônibus

Da escola, sozinha...

(Cássia Eller)







Ela ainda não cresceu o suficiente, a cabeça gira a mil por hora, os conflitos internos são maiores que as verdades em que acredita. Mas de uma coisa tem certeza :

 “Quando fizer 15 anos quer ter uma senhora festa”.

Sabe exatamente o que quer, o DJ que toca tal musica o bolo daquele jeito, o vestido idealizado com as melhores amigas, a lista de convidados pronta há meses...

Fazer 15 anos é como atravessar uma ponte suspensa de 30 metros de altura.

Balança, da medo, da vontade de voltar atrás e desistir. Afinal de contas vou pagar mico?

Mas depois de atravessada a ponte, olhando p/ trás, vai ver que tudo valeu a pena...
Algumas escolhem viajar com a galerinha, outras preferem a tão sonhada festa, e que festa! Não pode ser mais ou menos, tem que ser a melhor, porque 15 anos só se faz uma vez na vida.

No passado, ao completar 15 anos, as garotas deixavam de ser crianças e já eram consideradas adultas. Nos bailes de debutantes, as moças eram apresentadas à sociedade e podiam namorar e frequentar reuniões sociais da época. Hoje, o cenário social é diferente e em seu aniversário de 15 anos, as meninas querem mesmo é se divertir junto aos amigos e a família em uma festa inesquecível.
As festas tradicionais, normalmente, são requisitadas por aquelas meninas que sonham com um dia de princesa ao estilo conto de fadas. Já as garotas que gostam de inovar e não querem a "mesmice" das festas das amigas, optam pela festa temática. Para o organizador de eventos o grande barato é surpreender os convidados, e, seja tradicional ou temática, é sempre possível criar algo novo para a festa.
As festas temáticas mais solicitadas pelas meninas são: "Noite em Hollywood", "Noite em Las Vegas", "Moulin Rouge", "Noite no Navio", "Anos 60 e 70" e "Baile das Máscaras". Para escolher o tema, as meninas podem aliar seus gostos pessoais e sua personalidade à criatividade dos envolvidos na organização da festa. Por isso os temas não se esgotam.
Mas o fundamental, é que o tema tenha a ver com a personalidade da aniversariante, caso contrário, soa falso.





Atrações inovadoras para a festa de 15 anos
A maneira mais fácil de organizar uma festa de 15 anos é contratar alguém com experiência no mercado.
Nós cerimonialistas e produtores de eventos nos empenhamos em alinhar todos os detalhes da festa aos desejos dos pais e da debutante. Somos responsáveis pelo processo de contratações dos fornecedores de cada área e de desenvolvimento de projetos especiais, por vezes, exclusivos.
Entre os itens que podem fazer parte da festa de 15 anos, posso destacar a presença de bandas, DJs que entram com uma bolha que muda de cor, um Trio Elétrico para uma mini-micareta, a simulação de "paparazzi" na recepção, sombras, show de dança, caricaturistas e outras atrações que fazem da festa uma caixinha de surpresa inesquecível e muito divertida.
Para mim em particular, a "alma" da festa está na decoração. "Uma decoração bem produzida e caprichada é fundamental. É ela que dará à festa um ar de sofisticação ou descontração, de acordo com o objetivo da debutante”.
Escolhido o tema, é hora de escolher um espaço que permita a aplicação da decoração adequada. Para a escolha do local, sugiro que o local seja flexível o bastante para que o decorador aproveite ao máximo sua estrutura e inove na decoração.
Há debutantes que preferem realizar suas festas em espaços como parques, boliches, casas de jogos eletrônicos, clubes e outros lugares alternativos. Todo local pode ser transformado em um espaço para a festa, dependendo apenas do intuito da debutante.



Variedade em orçamentos
Os valores dependem dos serviços que a debutante deseja contratar para sua festa. Desde a assessoria básica até uma completa, com cerimonialista, coordenação e recepção.  Tudo depende do tamanho da festa e dos itens contratados, já que são eles que determinarão o trabalho a ser feito.
Organizar com antecedência pode ser a chave para reduzir gastos com a festa, além de aumentar as possibilidades de parcelamento e formas de pagamento.
A maioria das meninas inicia o processo de contratação dos profissionais com aproximadamente sete meses de antecedência. Entretanto, com uma equipe de organização a frente das contratações, a festa pode ser produzida em apenas uma semana. A vantagem principal de se contratar os serviços com antecedência é mesmo o parcelamento. Quanto mais cedo melhor para suavizar as parcelas.
Muitos itens fundamentais, nem passa pela cabeça dos pais e da adolescente, por isso é fundamental a assessoria de alguém com experiência.




Vestido de 15 anos

Toda festa de 15 anos que se preze tem que ter troca de vestido. Certo? Errado! A troca de roupa não é obrigatória. Até porque já é difícil bancar uma festa inteira com UM vestido de arrasar... que dirá com DOIS, ou TRÊS! Se você está com a grana apertada, mas faz questão de mudar o visual durante a festa, a dica é trocar parte da roupa. Você pode mandar fazer um corpete, uma saia longa e outra curta. Ou então, uma saia com cauda removível. Fica supermoderno!


Convite individual

Esse item nada mais é do que um acessório obrigatório para entrar na festa. Se entregue ao convidado junto com o convite, já dará a ideia de que a festa será diferente. Há também as pulseirinhas (iguais àquelas de camarote de balada) indispensáveis para entrar na festa. Há empresas especializadas em personalizar esse acessório. Você também pode pensar em algo que tenha a ver com o tema da festa. E não precisa, necessariamente, ter o seu nome estampado – assim a galera vai poder usar o item mesmo depois do evento.
Convite individual controlado em festa de 15 anos é mais do que fundamental, pois o índice de “penetras” é muito alto, um fala p/ outro e se não houver esse controle, você pode ver sua festa “invadida”.

Quinze casais, quinze vestidos

Se fizer questão dos quinze casais, em vez de escolher um modelo de vestido para as 15 amigas, você pode comprar um tecido, da cor que preferir, e distribuir entre as meninas, para que cada uma faça o modelo que lhe agrade mais. Assim, você evita ter que lidar com a cara feia das amigas, já que o mesmo modelo nunca veste bem todas as garotas. E ainda surpreende os convidados. O mesmo tecido servirá para os meninos fazerem as gravatas.

Adolescentes de um lado, adultos de outro

Ninguém merece ter adultos no meio da galera, vistoriando se um está gritando demais, se o outro já beijou não sei quem... ou, pior, controlando o horário! A saída para evitar o mico é simples: criar uma área separada para os adultos. Os convidados de seus pais, tios, avós e até pais de amigos ficarão numa área planejada para eles. Essa divisão garante que nenhum dos seus amigos fique meio sem jeito de se jogar na pista...
Festa espaçosa

A última coisa que seus convidados vão querer é ficar sentados, durante a balada. Sendo assim, esqueça as mesas e cadeiras, e invista em lounges (áreas de descanso) com pufes, sofás e almofadas, e apenas algumas mesinhas de apoio. Nesse cantinho, a galera vai conseguir descansar, papear e namorar, num clima bem mais descontraído. Deixe as cadeiras e mesas para a “ala dos adultos”.
Fotos na festa

Pra fugir da mesmice das festas tradicionais, em que a foto da debutante é enquadrada, ou estampada em banners, imprima algumas imagens, menores, e coloque-as em porta-retratos, que estarão espalhados pelo local. Legal, também, é estampar as camisetas de garçons e bartenders (que vão desfilar pelo salão todo) com a sua foto. Você continuará sendo homenageada, mas de uma maneira mais discreta.

Bebida alcoólica

Eu particularmente sou totalmente contra servir bebida alcoólica para adolescentes, primeiro porque a maioria é menor de idade e estão desacompanhados na festa, depois que bebem, a maioria perde o controle e começa a fazer besteira, algumas vezes (se não em sua grande maioria) muita festa bacana acaba por causa disso. O ideal é servir drinks sem álcool, coloridos, com fumaça e muita criatividade, mas teor alcoólico zero, conselho de amiga !
Já que os adultos estarão em outro ambiente, o serviço de bebidas pode (e deve) ficar restrito só para os adultos e o controle pode ser feito logo na entrada com pulseirinhas coloridas.


15 anos, só se faz uma vez na vida, se optar pela festa tenha em mente que ela deve ser a melhor. 
Não em gastos e excessos e sim em organização, alegria, criatividade e muita, muita felicidade, pois é uma data inesquecível.
No ponto alto da festa, quando choros e risos se misturam , é de arrepiar, nada no mundo paga a felicidade estampada, a emoção aflorada e a energia vibrante de ter as pessoas queridas nesse momento tão único.




Bj grande

Sandra Mora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter me visitado!
Sua opinião é muito importante.



Sandra Mora